Qualifique-se com a RH POSITIVO e seja o DIFERENCIAL no mercado de trabalho!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ARTIGO: 08 Dicas para Evitar Gafes na Confraternização de Fim de ano na Empresa


Estamos na reta final de mais um ano e os RH's já estão na correria organizando a confraternização da empresa.
A maioria das empresas organizam festas de confraternização para comemorar os resultados do ano e também para integrar seus colaboradores.
Mas alguns colaboradores acabam esquecendo que estão em um ambiente corporativo, e cometem algumas "gafes"! Exagerar na dose em algumas atitudes, acaba comprometendo a imagem conquistada diante os gestores e colegas de trabalho, e algumas vezes podem ser fatais.

Conheça as 08 "gafes" mais comuns que os colaboradores cometem e como evitá-las:

1 – Não ir ao Evento
Mesmo que não goste de participar desse tipo de festa é preciso empenho para poder participar. Essa confraternização além de integrar e melhorar o ambiente de trabalho pode estreitar laços entre os gestores e colaboradores.
Pode ser a chance que você precisa para demonstrar empatia e conquistar a simpatia dos colegas e chefia.
Você não comparecendo pode deixar uma margem para comentários e opiniões negativas do tipo: não gosta de "misturar-se", não tem espírito de equipe ou relacionamento interpessoal.
Caso tenha outro compromisso importante, como viagem ou evento que não pode ser adiado, é preciso avisar e justificar sobre a ausência com antecedência ao organizador do evento e ao seu gestor direto.

2- Horários e Acompanhantes
É primordial respeitar o horário de início e também saber a hora certa de "sair de cena". O ideal é sair após o amigo secreto ou quando perceber que os ânimos de alguns convidados começam a exaltar-se.
Se for permitido levar convidados, certifique-se da quantidade permitida evite constrangimentos ao levar sem autorização. Caso possa levar a família, nada de arrumar uma mesa no canto e isolar-se com eles... lembre-se que o objetivo da confraternização é a interação entre os colaboradores.

3 - Vestimenta
Evite ir informal demais, o ideal é ir vestido como se fosse um evento de trabalho. Não precisa usar terno e gravata, um jeans com camisa social está de bom tamanho.

4 - Comportamento
Atenção para que possa cumprimentar todos os convidados, evitando informalidade, piadas de baixo calão, palavrões e também evite tocar em assuntos de trabalho e assuntos que gerem discussões ou motivem polêmica, tais como sexo e religião.
Falar mal do chefe ou de companheiros de trabalho, organização da festa também não é indicado.
Evite constranger pessoas e ser constrangido!
Nada de forçar aproximação com o "chefe" como se fosse um amigo íntimo... não force a barra!



5 - Presentes
A escolha do presente deve ser neutra, não pense em dar um presente caro somente porque é seu chefe, pode parecer que está puxando sardinha. O ideal é presentar com presentes comuns, tais como Cd's, DVD's, livro ou objeto de decoração.
Um embrulho bem feito e um cartão mostra que teve uma atenção especial com a pessoa.
Na hora de revelar o amigo secreto seja cuidadoso e evite fazer piadinhas! Esqueça os acontecimentos desagradáveis passados e curta a brincadeira com prazer e alegria.

6 – Comes e Bebes
Se você não tem costume de beber, não beba apenas para parecer bacana.
Beber além da conta pode levantar os ânimos e perder o controle do bom senso, pois o indivíduo fica mais vulnerável, emotivo ou até mesmo sincero demais.
Na hora de comer nada de fazer pratos cheios para passar uma imagem negativa, evite exageros comendo em pequenas porções!




7 - Flerte, Paqueras X Balada
Assim como em qualquer evento social vai pintar oportunidades de flertar ou paquerar. A dica é evitar demonstrações exageradas que podem gerar comentários no dia seguinte! Discrição e bom senso são bem vindos!
Lembre-se que a confraternização de final de ano não é uma "balada"!
Não está entre seus amigos e família... são companheiros de trabalho com o objetivo de comemorar os frutos colhidos durante o ano!

08 - Você Estará Sendo Avaliado
Imagine que a festa de confraternização é uma extensão do seu trabalho e estará sendo analisado e julgado por suas atitudes como se estivesse na empresa.
Por isso deixar uma imagem negativa pode deixar rótulos que prejudiquem a carreira dentro da empresa.

Lembrete importante: Tudo o que você fizer de "diferente" vai ser comentado no dia seguinte e "correr" pelos corredores da empresa...

Pode parecer perseguição ou cuidado demais para uma simples festa de confraternização, mas algumas pesquisas atuais apontam que muitos gestores aproveitam esses eventos para avaliar características que podem passar despercebidas pela correria cotidiana e ter um contato mais informal com os seus subordinados.
Lembre-se que seus companheiros de trabalho/gestores estarão contigo presenciando qualquer "gafe" e nos dias seguintes para te lembrar...
Aproveite a oportunidade para demostrar o seu lado mais empático comunicativo e interativo.

Confraternização com bom senso e respeito é a chave do sucesso!

Desejo um feliz Natal e excelente ano novo para todos os leitores/seguidores do das minhas redes de emprego e do site, em especial para os meus ex alunos!

Desejo um excelente ano de trabalho ao nosso PREFEITO JALLES & Equipe de Governo, que possam trabalhar bastante em prol da nossa cidade e dos nossos moradores que com certeza merecem toda atenção e carinho possíveis!

Aos nossos vereadores também desejo o mesmo, e que possam trabalhar mais em prol da sociedade e deixar de partidarismo, as legendas de campanha devem ficar em segundo plano e a representação do cidadão em busca do bem comum deve prevalecer!

Abraços

Rafael Mendes
RH POSITIVO - Desenvolvendo Habilidades & Motivando Talentos
Cursos Profissionalizantes, Treinamentos In Company e Gestão de Carreira
(62) 8572-3432 (OI)/62 8325-6398 (TIM)
E-mail: contato@rafaelmendescoach.com
Site Oficial: www.rafaelmendescoach.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário