Qualifique-se com a RH POSITIVO e seja o DIFERENCIAL no mercado de trabalho!

domingo, 4 de novembro de 2012

Apaixonado pela minha Profissão!





“Eu amo minha profissão. Eu nunca pararia. Relaxar? Eu relaxo enquanto trabalho. Essa é minha vida.”
 
Bette Davis


Trabalho com RH há 05 anos e cada dia mais me apaixono por essa área.

Dentre os subsistemas de Recursos Humanos, gosto da área de Desenvolvimento Organizacional,  é fascinante e extremamente difícil lidar com pessoas, pois cada pessoa é um ser único!

Cada uma tem um desejo, um sonho, uma expectativa, um perfil diferente. O grande desafio de se trabalhar com RH é aprender a lidar com todas as diferenças.

Quando me perguntam sobre quais são os requisitos para se trabalhar com RH eu não tenho dúvidas: AMAR as pessoas!  Amar as pessoas, gostar de lidar com gente, gerenciar conflitos, buscar, gerir e reter talentos...

Alem de AMAR as pessoas é necessário paciência para ouvir, vontade de aprender, ética, compromisso, clareza para explicar... e é claro as competências técnicas próprias de cada subsistema da área de Recursos Humanos.

Adoro trabalhar com pessoas... elas me desafiam!

Trabalhar com RH me desenvolveu como pessoa e como profissional em vários aspectos: aprendi a lidar melhor com o olhar do “outro”, aprendi a ser mais ponderado, lidar melhor com conflitos, valorizar mais as pequenas coisas e os pequenos detalhes do dia-a-dia e as pessoas que me cercam.

O desafiante nessa profissão é conviver e respeitar as “individualidades/diferenças” e é isso que faz com que as pessoas se completem, com que sejam equipes de sucesso!

Apesar de muitas vezes ser difícil trabalhar com pessoas, não me imagino em outra área senão essa.

Nós profissionais de RH temos que reconhecer que exercemos um papel importante na vida do colaborador, temos que estar sempre prontos para acolher o próximo...

Esses dias li uma frase de Madre Tereza de Calcutá, que para mim descreve como  nós profissionais de RH devemos agir: "Não deixe que alguém saia da sua presença sem se sentir melhor e mais feliz."

Essa paixão pela minha profissão já me rendeu muitas coisas boas nas empresas por onde passei... sinto que deixei minha “marca” em todas.

Têm muita diferença entre ser uma pessoa competente e uma pessoa apaixonada: A competente faz o trabalho dela com qualidade e preza por isso, o apaixonado o faz com qualidade e com dedicação única... faz de uma forma única que faz com que todo mundo reconheça que foi  ele quem fez.

O competente pode ser substituído a qualquer momento, o apaixonado jamais.... pois mesmo que não esteja mais na empresa será notado,  haverá pessoas que podem até fazer melhor que ela, mas igual nunca. 

Fazer as coisas com paixão é como deixar nossa impressão digital.

Ter paixão pelo que a gente faz nos motiva e nos do ânimo a cada dia!


E você é apaixonado pelo que faz?



Rafael Mendes

Profissional de Recursos Humanos
rafaelmirandamendes@hotmail.com
(62) 8572-3432 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário