Qualifique-se com a RH POSITIVO e seja o DIFERENCIAL no mercado de trabalho!

terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio - Dia do Trabalhador, temos o que comemorar?



 
DIA DO TRABALHADOR NO MUNDO
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.
Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

DIA DO TRABALHO NO BRASIL
No Brasil a data é comemorada desde o ano de 1895, porém, somente em setembro de 1925 tornou-se oficial, após a edição de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Mas além de ser um dia de “folga”, o que temos para comemorar nesse 1º de maio?
Somente durante a era Vargas as coisas começaram a melhorar para a classe trabalhadora, Vargas instituiu o 13º salário, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), entre outras coisas.
Tivemos grandes mudanças, mas, existem muita coisas a ser feito em prol dos nobres trabalhadores, com por exemplo, melhores condições de trabalho, melhores salários, igualdade de subsídios entre homens e mulheres, e mais políticas voltadas aos trabalhadores.
As condições trabalhistas passaram por muitos processos e hoje se pode dizer que os trabalhadores já desfrutam de benefícios, talvez nunca imaginados. Temos empresas que já oferecem serviço de massagem durante o horário de trabalho para propiciar um ambiente mais favorável e o conforto dos funcionários visando melhor desempenho dos mesmos.
Aqui em Goianésia e região ainda não sei de casos como esse, mas Ginástica laboral e planos de saúde, dentários são comuns por aqui. Mas muito ainda tem que ser implantado e melhorado!
Em um mundo onde a importância das pessoas está no que elas possuem e não em quem elas são, os trabalhadores muitas vezes são tratados não como seres humanos mais sim como máquinas, onde os seus sentimentos ficam em um segundo plano e o que importa são os números que seu suor pode produzir.
Eu como Gestor de RH já implantei politicas de bem estar do colaborador e sei como isso é importante e agrega valor a empresa. Além de o trabalhador ficar mais motivado - trabalhar com mais vontade (vestir a camisa da empresa) - o Clima Organizacional sem dúvidas fica bem mais agradável. Os empregadores só tem ganhos com a melhoria das condições de trabalho... não entendo como ainda há resistência contra implantação de programas desse tipo.
O que presencio aqui na cidade é certa resistência dos empregadores quanto a projetos voltados ao bem estar do colaborador, e ainda temos Sindicatos bem parados, precisam ser mais atuantes... “brigar” mais pelos colaboradores de cada categoria... e ainda tem categorias como de Costureiras que não tem representação Sindical na cidade.
O que temos a comemorar e refletir neste 1º de maio é o esforço dos trabalhadores que lutam diariamente para ter melhores condições de trabalhos e para ser valorizado e reconhecido como merece. A luta dos pais para educarem seus filhos, mesmo com a total falta de compromisso com a educação do governo que temos visto. Temos a comemorar a fortaleza da juventude sem trabalho, que se mantém firme e esperançosa sonhando com melhores dias.
Temos que comemorar pelos dias melhores que esperamos vir... mas sentar e esperar não adianta... precisamos fazer como nossos colegas trabalhadores que nos deixaram esse feriado e ir a LUTA! Temos que lutar por salário mínimo justo, por melhores condições de trabalho, por programas de bem estar e valorização do coloborador!
Reflitam e tenham consciência que a LUTA ainda é árdua e continua, pois A LUTA NÃO PARA!
“… AMANHÃ SERÁ UM LINDO DIA, DA MAIS LOUCA ALEGRIA, QUE SE POSSA IMAGINAR… AMANHÃ, APESAR DE HOJE, SERÁ A ESTRADA QUE SURGE PRA SE TRILHAR… AMANHÃ, MESMO QUE UNS NÃO QUEIRAM, SERÁ DE OUTROS QUE ESPERAM, VER O DIA RAIAR… E SERÁ PLENO…”
 
Para finalizar chamo a atenção para a reflexão que de acordo com o DIEESE ( Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos ) O salário mínimo do trabalhador no País deveria ter sido de R$ 2.295,58 em março, a fim de suprir as necessidades básicas dos brasileiros e de sua família.
 
Abraços e Feliz dia do Trabalhador!
 
Rafael Mendes
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário