Qualifique-se com a RH POSITIVO e seja o DIFERENCIAL no mercado de trabalho!

sábado, 10 de março de 2012

Artigo: Dicas para um Currículo Eficiente e Eficaz


Pessoal, temos sempre divulgado muitas vagas de emprego aqui no Blog. Tive alguns feedback's de alguns recrutadores e vimos que estão sendo enviados currículos de qualquer jeito: sem Objetivo Profissional, com Formatação deixando a desejar, experiências sem ordem cronológica e sem descrição de atividades e período de trabalho...

Gostaria de alertar sobre essa questão, pois o currículo é o "passaporte" de entrada dos candidatos para as seleções... muitos por alguns descuidos estão sendo descartados da vagas já na triagem de currículos.

Ao preparar ou atualizar o seu currículo, pergunte a si mesmo: “Quem ler este texto vai querer me conhecer?”

Antes de preparar ou atualizar o currículo, lembre-se de que ele é uma apresentação da sua própria vida. Às vezes o candidato é ótimo, mas transmite uma péssima imagem por apresentar um currículo ruim.

Português errado, excesso de informação, fotos inadequadas, letras coloridas… A lista de pecados curriculares não termina aí, e cometê-los pode custar uma boa oportunidade de trabalho.


Segue algumas dicas:


1 – Dados pessoais: Resumem-se ao seu nome, endereço com CEP, telefone, email e só. Idade e estado civil são optativos.


2 – Objetivo: Deixe claro, logo no início, a qual cargo você está se candidatando ou qual a sua área de interesse.


3 – Formação: Mencione os cursos de nível superior, de pós-graduação e especializações que fez, na ordem do último para o primeiro. Não se esqueça de colocar os anos de início e término de cada um e o nome completo das instituições.


4 – Experiência profissional/Perfil Profissional: Trata-se de um resumo relâmpago (máximo de dez linhas), sobre sua carreira, a ser exposto na primeira página. O leitor precisa entender sua evolução profissional numa rápida passada de olhos, por isso vá direto ao ponto. Inicie sempre pela experiência mais recente e foque nos resultados alcançados.


5 – Histórico profissional: O ideal é salientar os cargos mais recentes. Inclua data de admissão e de saída, o nome da empresa e o cargo. O que interessa são as experiências dos últimos cinco ou dez anos! Sintetize suas principais realizações em duas linhas. Destaque projetos que liderou ou dos quais participou, metas atingidas, etc.


6 – Idiomas: Seja honesto, qualquer informação colocada no currículo sempre será checada. Se for fluente, diga que é fluente. Se for intermediário, coloque intermediário. Também mencione se estiver frequentando algum curso. Desculpas do tipo “meu inglês está enferrujado” ou “com um curso de imersão, recupero meu espanhol” não funcionam e podem até irritar os entrevistadores.


7 – Experiência internacional: Mencione todas as atividades profissionais realizadas no exterior. Esse tipo de vivência profissional é uma das coisas mais valorizadas pelas empresas hoje em dia.


8 – Salários: Não mencione pretensões salariais a menos que seja solicitado! Deixe para tratar desse assunto mais tarde. Dependendo do valor, esse item já pode ser a primeira barreira entre a empresa e o candidato.


9 – Carta de apresentação: Ela não é fundamental, embora seja bastante útil desde que diga, em cinco linhas, o tipo de empresa e os cargos que você deseja. Se não for curta e objetiva assim, esqueça.


10 – Revisão: Depois de pronto, leia e releia o texto com calma e atenção. É recomendável mostrá-lo para algum amigo mais experiente, que possa alertá-lo para possíveis deslizes, ou até mesmo contratar um revisor. Erros de português e de digitação passam idéia de desleixo.


11 – Orientações de formato:

Número de páginas: O currículo deve ter entre uma e duas páginas.

Texto: Fontes clássicas, como Arial, Times New Roman ou Verdana. Clareza é fundamental: a pessoa que vai ler o seu currículo tem que entender o que está escrito. Utilize uma linguagem simples, não deixe dúvidas de entendimento.

Fotos: Não envie foto anexada ao currículo. Antes de conhecer a cara do candidato, os recrutadores querem saber de seus feitos e habilidades. Só mande foto se isso for pedido e cuide para que seja uma 3×4 comportada.


Bom pessoal, espero que seja útil esse Artigo,  que possamos desenvolver esses pontos!


Abraço e Sucesso!


Rafael Mendes

Um comentário: