Qualifique-se com a RH POSITIVO e seja o DIFERENCIAL no mercado de trabalho!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Artigo: “As redes Sociais Durante um Processo Seletivo”




Com a propagação do acesso a internet, o número de pessoas conectadas e usuários de redes sociais tende a aumentar, e com ele, o número de informações pessoais que passam a circular na rede também cresce. 

Os recrutadores, até bem pouco tempo atrás, tinham apenas o currículo de um profissional para analisar e talvez a referência de alguém que indicava esse profissional no início de um processo seletivo. Hoje, as redes sociais abriram a possibilidade de avaliar, antes de uma entrevista, aspectos mais pessoais do candidato, objetivos de vida e carreira, rede de contatos estabelecida, aspirações, entre outros pontos relevantes.

Comunidades, amigos, frases, o modo como a pessoa se expressa, tudo é avaliado e utilizado para traçar o perfil do candidato. Com base nestas informações é feito uma pré-avaliação. Por isso é importante que o conteúdo disponibilizado pelo candidato seja adequado com a postura profissional. Evite entrar em comunidades que possam ser vistas como preconceituosas ou racistas, mentir, expor intimidades pessoais e expor opiniões sobre assuntos que você não domina.

Os já contratados também não escapam do monitoramento. Muitos já foram flagrados postando posts em pleno horário de trabalho, ou mesmo em caso de dispensa por motivos médicos quando postam ou comentam sobre um passeio realizado no mesmo período.

Essas redes têm possibilitado chegar mais facilmente a um contato e identificar possíveis candidatos que talvez, não responderiam a um anúncio de emprego tradicional. Com isso, o processo de busca de profissionais acaba por tornar-se mais rápido, e as etapas seguintes de um processo seletivo são cumpridas em um menor espaço de tempo e com um custo muito baixo.
Segue algumas dicas sobre como se comportar no mundo virtual:

1. Rede profissional = assunto profissional!
Rede social voltada a profissionais, como o Linkedin, o relacionamento deve ser pautado pela formalidade. Não fale de sua vida pessoal! Até a imagem de perfil deve ser adequada ao formato da rede.

2. Coloque fotos “positivas”
È interessante publicar fotos de viagens, festas ou de momentos com a família. Evite imagens sensuais ou em situações constrangedoras.

3. Tenha cordialidade ao convidar “amigos”
Apresente-se antes de enviar convites para se conectar com outras pessoas. É de bom tom explicar de onde conhece o contato ou quem o indicou. Jamais peça emprego. Troque ideias.

4. Só se posicione com opiniões construtivas
Posicione-se sobre os temas discutidos entre os seus contatos, propondo sugestões para a problemática. Evite opiniões radicais e participar de grupos polêmicos.

5. Cuidado com Assuntos muito pessoais
Não precisa falar sobre todos os seus passos nas redes sociais. Ficar a todo o momento no Twitter, Orkut ou Facebook descrevendo a sua rotina é desinteressante e pouco criativo.

6. Crie a sua identidade online
Fale de coisas que interessem a você e possam interessar aos outros.

7. Não critique pessoas e nem empresas
Falar mal do ex-chefe, colega de trabalho ou das empresas nas quais atuou é pecado mortal.

Enfim, vivencie sua profissão nas redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário