Qualifique-se com a RH POSITIVO e seja o DIFERENCIAL no mercado de trabalho!

sábado, 1 de setembro de 2012

"RH com Você" 10 Dicas para Envio de Currículo para Anúncios de Vagas de Emprego!


Pessoal diariamente sempre tenho divulgado vagas aqui no Blog RH com Você, na Coluna no Portal Meganésia e nas minhas redes no Facebook e Linkedin.

Estou percebendo que algumas pessoas não estão tendo retorno e não estão sendo chamadas para entrevistas...

Será que estamos nos "vendendo" da melhor forma possível?

Será que a primeira impressão que passamos ao enviar um currículo é bacana?

Fiz esse artigo com 10 Dicas de como Enviar Currículos para Vagas Divulgadas em Sites e Anúncios em Jornais com algumas falhas que candidatos cometem nos processo de recrutamento.

1) Ler o anúncio na íntegra - dedicar-se a ler o anúncio até o final.

2) Analisar atentamente os pré-requisitos divulgados no anúncio da vaga para verificar preenche a todos.

3) Analisar as responsabilidades da vaga e avalie em sua carreira e/ou trajetória se apresenta as competências necessárias para assumi-las.

4) Nunca encaminhar seu currículo sem nenhuma mensagem no corpo do email. Faça uma breve apresentação e sempre coloque o nome da vaga no assunto do e-mail ou código de acordo com o que for divulgado no anúncio.

5) Se o anúncio exigir a pretensão salarial, não encaminhe seu currículo sem informar um valor mínimo. Faça uma pesquisa e estabeleça uma média. Não substituir a pretensão salarial exigida, pelos termos: "compatível com o mercado" ou "aberto a negociação".

6) Não tentar forçar uma amizade ou aproximação artificial com o selecionador, achando que será mais bem avaliado por isto.

7) Não implorar chances expondo problemas ou necessidades pessoais, o selecionador não é contratado para fazer filantropia.

8) Não entrar em contato com o selecionador para informar-se sobre dados que constam no anúncio, e que você saberia se tivesse dedicado-se a ler o anúncio até o final.

9) Entender que os requisitos devem ser respeitados e que se a empresa busca determinado perfil, ela é soberana e tem os seus motivos para tal exigência.

10) Não cobrar ou esperar retorno pelo simples fato de ter se candidato à oportunidade (enviado currículo) retornos quando oferecidos, é feito somente aos profissionais que passarem pelo processo de seleção na empresa contratante.


Quanto mais falharmos no processo de recrutamento, mais estamos fortalecendo nossos concorrentes e deixando uma mensagem negativa na empresa na qual estamos pleiteando uma colocação.


Vamos focar nisso e com certeza causaremos uma primeira boa impressão!


Abraços e Sucesso!


 

Rafael Mendes
Consultor de RH
(62) 8572-3432
rafaelmirandamendes@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário